A Comissão Organizadora da Olimpíada Brasileira Geo-Brasil – OGB - torna público, em âmbito nacional, o Regulamento da Fase Nacional da IV OGB 2018 que compreende a IV Olimpíada Brasileira de Geografia – OBG e a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra –  OBCT, compostas por três fases online (1ª, 2ª e 3ª fase) e a uma etapa presencial (4ª fase). Na edição 2018 a IV  OBG e a II OBCT acontecerão de forma simultânea e conjunta, compreendida pela fases online, as quais servirão de seletiva estadual para a fase presencial. A distinção entre as duas olimpíadas ocorrerá somente na etapa presencial, gerando duas classificações, uma para cada olimpíada.

A Comissão Organizadora da OGB – COOGB está sendo formada por uma equipe voluntária de professores de várias instituições Brasileiras, a coordenação da edição 2018 está sob a responsabilidade do Prof. Clibson Alves dos Santos (Universidade Federal de Alfenas-MG - UNIFAL-MG), Prof. Roberto Greco (Universidade de Campinas - UNICAMP) e Profa. Anete Maria de Oliveira (Universidade de Brasília - UNB). A lista das demais instituições envolvidas na Comissão Organizadora e Científica será disponibilizada no site.

Os estudantes participantes da Olimpíada deverão demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes. Eventos dessa natureza primam pela competição, mas o objetivo da comissão científica da OBG é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.

Por isso, a Olimpíada se desdobra em duas partes: a Etapa Competitiva (duas fases online e 1 presencial) e a Cooperativa (Pesquisa Local), que se tornarão objeto de interesse de estudantes e professores, envolvendo no seu projeto questões como: sustentabilidade e utilização ética dos recursos naturais, contribuindo para a criação de uma sociedade justa e participativa. Não é obrigatória a participação nas duas partes, sendo possível a participação em apenas uma das duas partes. A parte Cooperativa não gera pontuações e não influi para a classificação da parte Competitiva.

A fase nacional da Olimpíada Geo-Brasil abriga questões de Geografia Geral e algumas mais específicas de Ciências da Terra (Geografia Física). As questões mais específicas de Ciências da Terra serão devidamente sinalizadas. Todas as questões contribuem para a pontuação para a OBG, as questões de Ciências da Terra contribuem também para a pontuação da OBCT.