REGULAMENTO DA FASE NACIONAL DA OLIMPÍADA GEO-BRASIL - OGB 2017

III OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA – OBG

I OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA TERRA - OBCT

Introdução

A  Olimpíada Geo-Brasil  OGB  consta  de  uma  fase  nacional uma  fase  internacional.

A fase nacional é a III OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA – OBG e a I OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA TERRA – OBCT.

As questões da OBCT fazem parte também da OBG e contribuem para a pontuação também dessa olimpíada.

A fase internacional da OGB consta da participação na International Geoghraphy Olympiad - iGeo para os alunos com o melhor desempenho na OBG e na International Earth Science Olympiad – IESO para os alunos com o melhor desempenho na OBCT.

Dependendo dos recursos disponíveis os alunos selecionados na edição 2017 participarão da fase internacional em 2018.

A Comissão Organizadora da OGB – COOGB está sendo formada por uma equipe voluntária de professores de várias instituições Brasileiras, a coordenação da edição 2017 é de responsabilidade do Prof. Dr. Clibson Alves dos Santos,  Universidade Federal de Alfenas-MG - UNIFAL-MG. A lista das instituições envolvidas encontra-se no site.

Os estudantes participantes da Olimpíada deverão demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado. Eventos dessa natureza primam pela competição, mas o objetivo da comissão científica da OBG é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.

Por isso, a Olimpíada se desdobra em duas partes: a Etapa Competitiva (duas fases online e 1 presencial) e a Cooperativa (Pesquisa Local), que se tornarão objeto de interesse de estudantes e professores, envolvendo no seu projeto questões como: sustentabilidade e utilização ética dos recursos naturais, contribuindo para a criação de uma sociedade justa e participativa. Não é obrigatória a participação nas duas partes, sendo possível a participação em apenas uma das duas partes. A parte Cooperativa não gera pontuações e não influi para a classificação da parte Competitiva.

A fase nacional da Olimpíada Geo-Brasil abriga questões de Geografia Geral e algumas mais específicas de Ciências da Terra (Geografia Física). As questões mais específicas de Ciências da Terra serão devidamente sinalizadas. Todas as questões contribuem para a pontuação para a OBG, as questões de Ciências da Terra contribuem também para a pontuação da OBCT.

Os objetivos

A OBG e OBCT têm como objetivos principais:

- despertar nos jovens estudantes o interesse pela Geografia e as Ciências da Terra, estimulando-os a pesquisar e questionar sua curiosidade científica, criando um ambiente propício para o seu crescimento intelectual e emocional, contribuindo para a melhoria educacional do país como um todo;

- promover o aprimoramento do ensino de Geografia e de Ciências da Terra em todas as escolas do país, incentivando professores a inovar suas metodologias de ensino e aprendizagem, visando atender ao crescente interesse dos estudantes, à aplicação do conhecimento para o exercício da cidadania e os desafios da sociedade moderna;

- estabelecer relações amistosas entre os jovens participantes do Brasil e dos diferentes países participantes da fase internacional, fomentando a cooperação entre os mesmos.

Quem pode participar

Todos os estudantes das escolas públicas e particulares do Brasil, desde o 9° ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio ou  4º ano do Ensino Médio Técnico, podem participar da seleção nacional da OGB. A idade máxima dos estudantes participantes é de 18 anos completos até dia 30 de Junho 2017.

(NOVO) Observação: Não há restrição para a participação de alunos de outras séries ou faixa etárias, porém não poderão participar da seleção da fase Internacional, devido as regras estabelecidas pela iGEO  e IESO.

No momento há um único modelo de prova para todos os inscritos, independente do ano em que está matriculado.

Equipes que tenham estudantes que não estejam inseridos nesta faixa de escolaridade ou de idade podem participar, porém não poderão ser selecionados para a fase presencial. 

Estudantes inscritos em ensino superior, nível graduação, não podem participar.

Não há número mínimo ou máximo de equipes por escola. Todos os estudantes podem e devem ser igualmente convidados a participar.

A participação é por equipe de três alunos mais um professor-coordenador de uma mesma escola. Um professor pode estar participando com mais de uma equipe e também por escolas diferentes, porém os estudantes podem fazer parte apenas de uma equipe.

IMPORTANTE: O papel do professor-coordenador é de mentorear a equipe, não podendo resolver as questões das provas, mas ajudar os estudantes a encontrar a resposta de forma autônoma.

Cronograma 

O cronograma da OGB 2017 encontra-se publicado neste link. O cronograma está sujeito a mudanças, sugerimos acompanhar regularmente este site. 

Inscrições

O professor-coordenador da equipe é o responsável por cadastrar a escola e a/as equipe/s e efetuar a inscrição no ambiente Nova Inscrição para gerar o boleto referente a quota de inscrição para cada equipe.

Ao se inscrever como professor-coordenador da equipe, o docente se compromete a seguir explicitamente este regulamento e zelar para o bom andamento da OBG, comprometendo-se com a ideia de que a olimpíada é uma prática educativa que acontece sob premissas de ética, confiança, honestidade e valores que pretendemos também transmitir aos alunos participantes.

São funções e responsabilidades do professor-coordenador: 

- receber toda correspondência da OGB realizada exclusivamente por correio eletrônico;

- repassar e/ou imprimir e distribuir os certificados de classificação e participação a serem disponibilizados em formato PDF pela comissão organizadora.

IMPORTANTE: Para a inscrição da escola é necessário o código desta junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), através do site: http://www.dataescolabrasil.inep.gov.br/dataEscolaBrasil/.

Taxa de Inscrição

PRORROGADO     A quota de inscrição por equipe serão praticados, segundo as datas e valores contidos na tabela abaixo:

obs.: A primeira fase de inscrições são valores com preço reduzido.

Para realizar a inscrição e gerar o boleto acesse Nova Inscrição. As inscrições somente serão efetivadas após o pagamento do boleto bancário.

Prova Competitiva - Online

A  OGB é realizada em três fases, sendo duas on-line e uma presencial.

A primeira e segunda fase são provas objetivas (múltipla escolha) e estarão disponíveis no sistema para ser realizada durante o período especificado no cronograma. A prova é por equipe e pode ter consulta. Os gabaritos serão publicados no site da OGB.

As duas fases on-line geram uma pontuação que gera classificações estaduais que serão utilizada para selecionar as equipes para a fase presencial nacional.

Na fase presencial participará uma equipe para cada estado.

A fase presencial será realizada em Brasilia na UNB - Universidade de Brasília. Os custos de deslocamento, alojamento e refeições são por conta das equipes.

A fase presencial consta de uma prova objetiva (múltipla escolha).

Resultados e Premiações

Os resultados da fase on-line serão divulgados no site da OGB, assim como o resultado da fase presencial nacional.

A OGB 2017 não prevê a entrega de prêmios ou bonificações. Todos os participantes receberão certificados de participação, disponibilizados via sistema. Os equipes com o melhor desempenho estadual e nacional receberão certificados em pdf correspondentes a medalhas de ouro, medalhas de prata e medalhas de bronze.

Seleção e Participação em Olimpíadas Internacionais

A seleção Brasileira para a participação na 15ª iGEO - International Geography Olympiad (2018) em Quebec (Canadá) e a seleção Brasileira para a participação na 12ª IESO - International Earth Science Olympiad - IESO (2018) na Tailândia serão compostas por medalhistas da fase nacional da OGB. Professores-coordenadores das equipes poderão ser convidados para auxiliar na fase internacional.

Salienta-se que a participação nos eventos internacionais está condicionada a disponibilidade de recursos.

Acesse aqui informações da participação da equipe brasileira na 13th International Geography Olympiad (iGeo), realizada em Pequim - China entre os dias 16 e 22 de agosto de 2016. Os alunos foram selecionados por meio da II OBG 2016.

Prova Cooperativa

As equipes que participam da prova cooperativa podem participar ou não da prova competitiva, mas precisam em ambos os casos efetivar a inscrição. A prova cooperativa não vale pontuação e não interfere com a classificação obtida na prova competitiva.

A prova cooperativa deverá ser realizada conforme o roteiro que será disponibilizado no site. Trata-se de uma atividade de pesquisa de âmbito local.

A Contrapartida das Escolas

A Comissão da Olimpíada solicita gentilmente às escolas, seus professores e funcionários a colaboração para que a OBG - OBCT aconteça da melhor maneira possível na escola. Solicitamos atenção e apoio para os seguintes aspectos:

- o envolvimento de professores e funcionários da escola com a OBG - OBCT, criando um ambiente de crescimento que estimule os estudantes a participarem;

- ao longo do tempo, planejar o calendário da escola de maneira a incluir a OBG de forma que ela não concorra com outras atividades importantes, ou que haja colisão com as atividades normais;

- prover a infraestrutura para a realização das provas;

- imprimir os certificados e realizar cerimônias de entrega.

Organização Central do Evento

A COOGB é gerenciada pelo equipe formada por:

Prof. Dr. Clibson Alves Santos - Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Prof. Dr. Roberto Greco - Instituto de Geociências, Universidade de Campinas - UNICAMP

Profa. Dra. Anete Maria de Oliveira - Universidade de Brasília - UNB

Integram a COOGB professores e funcionários das instituições que constam do link.

Outras instituições poderão se juntar em qualquer momento manifestando interesse em colaborar através dos contatos da OGB.

Disposições Gerais

Os participantes, ao inscreverem-se na competição concordam com as regras estabelecidas.

A COOGB terá a última palavra sobre a interpretação deste regulamento, casos omissos neste regulamento, ou casos carentes de solução imediata.

Este regulamento será revisto anualmente pela Comissão Organizadora.

A logomarca do evento faz parte de seu patrimônio, somente com a permissão dos organizadores será possível utilizá-la para fins comerciais.

Os casos omissões no presente edital serão resolvidos pela coordenação geral.

Contatos

Para contatos utilizar o seguinte o ambiente Fale Conosco

e-mail: contato@obgeografia.org

Site: www.obgeografia.org

Endereço de Correspondência:

UNIFAL-MG - Unidade Educacional - Alfenas

A/C: Prof. Clibson Alves dos Santos (Curso de Geografia)
Av. Jovino Fernandes Sales, 2600
Bairro Santa Clara - Alfenas/MG
CEP: 37133-840
Telefone: (35) 3701-1932