Competições Internacionais

As Olimpíadas de Ciências são eventos internacionais que contam com o apoio da UNESCO.

O objetivo desses eventos é despertar e estimular o interesse dos estudantes pelas ciências e aproximar a universidade do ensino médio e fundamental.

1 - International Geography Olympiad - iGeo

A Olimpíada Internacional de Geografia (International Geography Olympiad - iGeo) é uma olimpiada que surgiu em 1996 na Holanda. Podem participar equipes de quatro alunos e dois mentores para cada país. Os alunos são selecionados através de uma olimpíada nacional. 
A iGeo consta de três partes: prova escrita, a prova multimedial e um trabalho de campo. O evento inclui também a apresentação de pôsteres e atividades culturais.
Em 2014 iGeo contou com a participação de 36 times representando países diferentes, mas nenhum país da America Latina (somente a Argentina contou com observadores).

iGeo: http://www.geoolympiad.org/fass/geoolympiad/

iGeo 2015: http://igeo2015.com/conf2015/

iGeo 2016: http://www.igeo2016.org/

2 - International Earth Science Olympiad - IESO

A Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (International Earth Science Olympiad – IESO) teve a sua primeira edição em 2007 na Coréia do Sul. Podem participar equipes de quatro estudantes e dois mentores para cada país. Os estudantes são selecionados através de uma olimpíada nacional. O objetivo da olimpíada é estimular o interesse pelas Ciências da Terra e melhorar as práticas de ensino desta disciplina.
Além das provas competitivas, este evento oferece atividades que estimulam a cooperação entre alunos de diversos países.
No ano de 2015, o evento foi realizado em Poços de Caldas pelo Instituto Federal Sul de Minas .

IESO: http://www.ieso-info.org/

IESO 2015 aconteceu no Brasil nos dia 13-20 de setembro, em Poços de Caldas, Minas Gerais: https://www.facebook.com/iesobrazil